

E para encerrar esse ano tão marcante, nada melhor do que uma retrospectiva através de imagens. 2008 segundo a visão da NYT. Feliz 2009 para todos!
Um blog que acredita no design como agente de transformação cultural e intérprete de nossos tempos. Espero que gostem.


Dois livros. Dois gurus. Dois blogs que comentam as críticas em relação ao seus livros. De um lado as 10.000 horas de Malcolm Gladwell, de outro o conselho de desistir das coisas que não vão dar retorno de Seth Godin.Na revista Época Negócios desse mês, saiu uma matéria que retrata um pouco do perfil de Steve Jobs. Isso me fez lembrar de seu famoso discurso realizado em 2005 para os formandos da Universidade de Stanford. Curioso que alguns dias após ler essa matéria entrei no blog do ilustrador Hiro, onde encontrei justamente o vídeo desse discurso com legendas
Além
Não sou fã incondicional de Steve Jobs, e provavelmente não escolheria trabalhar com ele. Tenho humildade e autocrítica suficiente para saber que não posso ser rotulado em apenas duas categorias: gênio ou idiota.
Apesar disso, suas palavras e a forma como encara suas dificuldades são sem dúvida nenhuma bastante inspiradoras. Suas palavras que para mim se tornaram praticamente um mantra são: “Lembre-se que você vai morrer. É a melhor forma que eu conheço de evitar a armadilha de pensar que você tem algo a perder.”
Este não é o último post do ano. De qualquer forma, aproveito o contexto para desejar que em 2009 você “Stay hungry, Stay foolish.”
Não falo nem entendo nada de dinamarquês. Porém, uma propaganda "boa" como essa me fez querer saber tudo sobre a Fleggaard. Ao que parece trata-se de uma loja de eletrônicos com um posicionamento digamos meio machista. De qualquer forma, me deu uma vontade de acompanhar cada vez mais a propaganda dinamarquesa...
Sempre adorei livros. Cresci em um ambiente dominado por uma enorme estante de livros na sala de estar. Desde criança descobri que através deles era possível viajar para onde minha imaginação quisesse. Não só para lugares distantes, mas principalmente pelas idéias dos autores.O personagem Forrest Gump tornou-se um ícone pop de nossos tempos. Apesar de o filme ter sido lançado há mais de 14 anos, seu carisma e lembrança continuam bem presentes. No ano passado, a Almap criou para o VW Golf um comercial que parodiava as cenas em que o personagem decide correr sem parar.
Resolvi falar sobre Forrest Gump depois de ler no blog do David Armano, um post inteligente sobre a Expertise dos Experts. Retirei um trecho para colocar aqui no blog:
He just did things"...
Alguns anos atrás quando morei no Japão, conheci uma marca até então desconhecida para mim e comprei algumas peças de roupas. Naquela época, ainda não tinha o hábito de acompanhar as últimas tendências e os movimentos relacionados a experiência de marca.
Na Veja São Paulo dessa semana, saiu uma crônica do Walcyr Carrasco sob o título: "A tortura das embalagens." Como o título já diz tudo, nem preciso explicar do que se trata o texto. Abaixo separei alguns trechos para compartilhar com todos aqueles, que assim como eu, trabalham com design de embalagens.
Hoje é dia do tradicional Buy Nothing Day, campanha realizada todo ano pela ong Adbusters. A proposta é interessante e levanta algumas reflexões a respeito do tema consumo. Caso queira participar ou saber mais a respeito, basta entrar no site: www.adbusters.org

Muito boa a sacada do blog Coma com os olhos: http://comacomosolhos.blogspot.com
The brand Nestlé is synonymous with chocolate bars, frozen meals, and those delectable Toll House cookies, but it's possible that the company may soon be just as recognizable at the cosmetics counter. The world's largest food and beverage company has introduced Glowelle, a beauty drink that proclaims to have antiaging properties.
The bottled drinks come in two flavors, raspberry jasmine and pomegranate lychee, and are available for $7 a pop at Neiman Marcus and Bergdorf Goodman department stores. The blends claim to "nourish and hydrate the skin from within and help fight free radicals, known contributors to the signs of aging."
This drink is just the latest in a bevy of supplements that have hit the market. I've always been perplexed by beauty drinks: do they work? Have you ever tried a beauty supplement in the form of food or drink?
Fonte: yumsugar
Aproveito o post de número 100 para falar do tema da minha monografia no curso de Pós-Graduação em Ciências do Consumo Aplicadas. Escolhi falar sobre a subcultura dos nikkeis (descendentes de japoneses), homenageando o ano do Centenário da Imigração. Abaixo reproduzo o texto de resumo da monografia em que explico sobre o objetivo do trabalho.

Uma das lojas mais interessantes que descobri ultimamente foi a Bullseye Bodegas de NY. Oferece diversos produtos com bom design a preços acessíveis. Vale a pena conhecer mais a respeito.
Tudo bem que as Olimpíadas de Pequim se encerraram há duas semanas, porém só para encerrar esse assunto, vale refletir sobre os resultados do Brasil nesse evento. A posição no quadro geral de medalhas, com o 23º lugar conquistando 3 medalhas de ouro, deixou o Brasil atrás de países como Jamaica, Quênia e Etiópia. Isso me deixou curioso para saber quanto custou cada medalha de ouro, ainda mais que muito dos investimentos em esportes olímpicos envolvem dinheiro público. Descobri que cada ouro para o Brasil custou 400 milhões de reais. Enquanto isso, cada medalha dos EUA custou 32 milhões de reais, lembrando ainda, que o esporte lá é financiado basicamente com dinheiro privado.

Abaixo (um pouco atrasado) o balanço do resultado final: A. 75% dos prêmios da categoria Design Lions foram para agências de publicidade e não de design. Nas próximas edições essa relação deve se alterar, pois como é uma categoria estreante, muitas agências de design não inscreveram seus cases.
B. Para o ano que vem, pode ser criado a categoria de Design de Embalagens.
C. O Brasil inscreveu um total de 48 trabalhos no Design Lions.
C. A Alemanha foi o país mais premiado com 2 ouros, 5 pratas e 1 bronze. O Brasil conquistou 2 pratas (F/Nazca para Unimed e Indústria Nacional & Diálogo Design para Hortifruti) e 1 bronze (Leo Burnett para Akatu)
D. De 12 leões de ouro, 2 cases são de embalagem. O serviço mais premiado foi Design de Ambientes com 5 prêmios. Houve uma gama de serviços muito diferente competindo dentro da mesma categoria, sendo que a identidade em vídeo de uma emissora de TV concorreu com posters por exemplo.
E. O Grand Prix foi para o case de desenvolvimento da identidade visual da Coca-Cola feito pela agência de design TURNER DUCKWORTH (www.turnerduckworth.com/small.html). A reestilização aproximou as embalagens de seu estilo clássico, mais simples e limpas. O trabalho já havia ganho prêmio no FAB Awards 2008, voltado exclusivamente para design no segmento alimentício e bebidas.
O link com todos os premiados é: (http://www.canneslions.com/winners/design)

O Brasil na categoria Design Lions ganhou 2 Leões de Prata e um de Bronze. Um dos Leões de prata foi com o trabalho de embalagem da INDUSTRIA NACIONAL & DIALOGO DESIGN para Hortifruti. O prêmio foi merecido não pela estética ou sacada criativa, mas principalmente por agregar duas tendências muito fortes: saudabilidade e conveniência. O resultado foi a venda de 100.000 unidades nos 3 primeiros meses. Quem acompanha o mercado de embalagens, sabe que mais do que nunca, é importante conseguir entender e detectar as novas necessidades dos consumidores. Mais do que um diferencial, torna-se uma questão de sobrevivência para as agências de design.

Hoje dia 18 de junho de 2008, é comemorado o Centenário da Imigração Japonesa. Esse tema está presente em praticamente todos veículos de comunicação. Já foi abordado em canais de TV aberta, bem como matérias em jornais, revistas e sites. Por esse motivo, conheço pessoas que não aguentam mais ouvir falar no assunto.

Saiu no blog Empresa verde da Época Negócios:
Há um tempo atrás, participei de um simpósio sobre hábitos alimentares na ESPM. Para aqueles que, assim como eu, trabalham com design desenvolvendo marcas e embalagens para as indústrias alimentícias, vale a pena dar uma lida.