Saturday, June 07, 2008

86ª questão - Você prefere a Hello Kitty ou o Glommy Bear?


Ao mesmo tempo que personagens fofos como a Hello Kitty fazem grande sucesso, cada vez mais personagens "anti-fofos" surgem e também conquistam milhares de fãs. Um exemplo disso é o Glommy Bear, um urso rosa que já a algum tempo conquistou os adeptos de Toy Art.

O criador desse personagem é o designer gráfico Mori Chack. A lógica por trás do Glommy Bear, e que aliás faz sentido, é acreditar que os seres humanos e os animais são incompatíveis, sendo o urso um animal selvagem por natureza. Por isso o "fofo" urso vem todo ensaguentado, com cicatrizes e muitas vezes retratado em situações violentas.

Mas será que a criação de personagens violentos pode ser considerada uma nova tendência? Na minha opinião não. Quem assistia Pica-Pau sabe que ser politicamente correto não era bem o forte dele. Minha geração cresceu com um ídolo que muitas vezes era malandro, vingativo e cruel (isso deve explicar muita coisa porque somos tão problemáticos). Engraçado pensar nesse lado sádico tão presente nos seres humanos. Não importa se você é "cool" e compra um Glommy Bear ou se é popular e lê jornais sensacionalistas. No fundo, as pessoas são muito mais parecidas do que aparentam.

No comments: