Wednesday, December 17, 2008

120ª questão - O que temos a perder?

Na revista Época Negócios desse mês, saiu uma matéria que retrata um pouco do perfil de Steve Jobs. Isso me fez lembrar de seu famoso discurso realizado em 2005 para os formandos da Universidade de Stanford. Curioso que alguns dias após ler essa matéria entrei no blog do ilustrador Hiro, onde encontrei justamente o vídeo desse discurso com legendas em português.

Além
disso, hoje no blog do Bruce Nussbaum na Business Week ele comentou a respeito desse discurso como “a palestra mais inspiradora que já ouvi”. Sou bastante cético, mas confesso que às vezes sinto uma espécie de “sintonia do pensamento coletivo”.

Não sou fã incondicional de Steve Jobs, e provavelmente não escolheria trabalhar com ele. Tenho humildade e autocrítica suficiente para saber que não posso ser rotulado em apenas duas categorias: gênio ou idiota.

Apesar disso, suas palavras e a forma como encara suas dificuldades são sem dúvida nenhuma bastante inspiradoras. Suas palavras que para mim se tornaram praticamente um mantra são: “Lembre-se que você vai morrer. É a melhor forma que eu conheço de evitar a armadilha de pensar que você tem algo a perder.”

Este não é o último post do ano. De qualquer forma, aproveito o contexto para desejar que em 2009 você “Stay hungry, Stay foolish.”

No comments: