Thursday, June 19, 2008

88ª questão - Japoneses ou brasileiros?

Hoje dia 18 de junho de 2008, é comemorado o Centenário da Imigração Japonesa. Esse tema está presente em praticamente todos veículos de comunicação. Já foi abordado em canais de TV aberta, bem como matérias em jornais, revistas e sites. Por esse motivo, conheço pessoas que não aguentam mais ouvir falar no assunto.

Como este é o tema da minha monografia, para mim está sendo ótimo ter tanto conteúdo para pesquisar e tirar informações. Meu objetivo é fazer um estudo sobre os descendentes de japoneses que residem no Brasil, trazendo evidências da formação de uma subcultura com características próprias.

Será possível afirmar que fatores como cultura ou raça tem influência no padrão de consumo? Como identificar os bens emblemáticos de formação da identidade? Enfim, existe uma infinidade de questões interessantes que podem ser abordadas dentro dessa linha. Ainda mais se considerarmos o fator cultura brasileira.
A antropóloga Célia Sakurai tem uma definição a respeito dessa influência de duas culturas distintas entre os descendentes de japoneses:
"O Brasil é um país multicultural e multiétnico, e os japoneses fazem parte desse cenário. Eles não são mais japoneses nem nunca serão. São agora a mistura do arroz e feijão com missoshiro, quibe e macarronada".

Os japoneses utilizam muito a expressão "
ganbatte kudasai". Esta significa algo como "empenhe-se", no sentido de não desistir e procurar se esforçar.
Como tenho um mês para conseguir tirar conclusões e apresentar minha análise sobre o assunto, mais do que nunca, essa expressão faz todo sentido para mim.

No comments: