Monday, April 14, 2008

79ª questão - Que tal confessar para Deus na internet?


Vi no blog da Paula Rizzo uma idéia muito interessante. O mesmo fundador do Cool Hunter lançou outro site com uma proposta inusitada. Imagine um lugar na internet onde seja possível confessar que fez sexo com um homem ou sua namorada fez um aborto. Isso tudo na forma de uma oração para "Deus". Neste caso, o termo "Deus" tem um sentido mais amplo independente de crença ou religião. O link para quem quiser confessar ou fazer uma prece é http://www.dear-god.net.

É uma verdadeira terapia online coletiva. Pessoas que não se conhecem e nunca se viram, trocam confissões e dizem palavras de conforto uns aos outros. O anonimato da internet possibilita expor-se de forma única. É possível confessar nossos segredos mais íntimos e ter outras pessoas para compartilhá-los.

Nunca os limites entre privado e público foram tão tênues. Ao mesmo tempo que podemos expor nossa vida e se destacar na multidão, também temos a opção de esconder nossa identidade. O mais curioso é tirar a seguinte dúvida: somos mais verdadeiros quando expomos nossa identidade ou quando somos anônimos?

No comments: