Tuesday, November 11, 2008

112ª questão - Que nome dar para uma nova marca de motos?

Aproximadamente 7 meses atrás, participei de um projeto de branding para uma nova marca de motos. Foi um projeto realizado entre a Top Brands e a Pande, tendo como cliente a Microservice. Nessa época, eu estava trabalhando na Pande e tive a oportunidade de contribuir para construir essa nova marca.
Posso dizer que o processo de naming, do qual estive diretamente envolvido, foi bastante desgastante. Foram pesquisadas diversas fontes, como por exemplo, nomes mitológicos, célticos, bárbaros, gregos, dragões, tribos indígenas, nórdicos, etc... No total foi gerado uma lista de 452 nomes que foram analisados um a um e selecionados de acordo com diversos filtros. O processo de seleção para os nomes mais adequados, foi realizado através de critérios técnicos e objetivos, evitando-se nesse momento a escolha por preferência e gosto pessoal.
Após a análise de questões como fonética, pronúncia, similaridade, registro, entre outros itens, finalmente chegou-se aos 5 nomes que foram apresentados ao cliente. Estes representavam e transmitiam de forma mais eficiente o espírito e posicionamento da marca.
Tanto o nome quanto a marca escolhida, vocês podem ver no anúncio abaixo. Por parte da Top Brands, créditos para o Guilherme e Valerie, e na Pande para o Ronnie, Peterson, Hugo e Marina.


No comments: