Wednesday, June 18, 2008

87ª questão - O que um jogo de basquete tem a ver com os mitos?


Confesso que estava torcendo para o Lakers. Depois de assistir eles vencerem o último jogo e deixar a série em 3-2, pensei que ainda havia esperança de conquistar o título de 2008.
Nesse exato momento que escrevo, falta pouco mais de 10 minutos e mais de 30 pontos de diferença. Ou seja, só um milagre para tirar o título do Boston Celtics. Um time equilibrado e com várias estrelas dividindo a responsabilidade de levar o time para a vitória. Título mais do que merecido, finalizando com chave de ouro a melhor campanha na temporada regular. Como toda conquista, esse título veio com muito suor, sacrifício e superação de vários jogadores. Muitos começam a jogar basquete na periferia, sendo uma possibilidade de ascenção social e oportunidade de vencer na vida.

O interessante nessa história toda, é analisar como diversos elementos da mitologia estão presentes. O esporte tem o poder de trazer a tona arquétipos antes presentes apenas nos mitos. Quem não se identifica com uma pessoa que passou por milhões de dificuldades, alcançando a rendenção e dando a volta por cima conquistando a vitória no final. Situações como essa, vão sempre fazer parte do imaginário coletivo, reforçando nossa eterna busca da felicidade. Como já disseram os economistas, nossa vida consiste em duas coisas: fugir do sofrimento e buscar gratificação. Se duvida, pare um pouco e pense, para que vivemos mesmo? Qual o motivo de trabalharmos tanto? Qual o sentido de tanto sacrifício?

No comments: