Thursday, June 28, 2007

26ª questão - Como ser um bom líder?

Enviei um e-mail para o pessoal da agência em que trabalho mas que gostaria de compartilhar com todos. Recentemente o dono da agência passou por uma situação muito difícil, perdendo a esposa que viveu junto dele durante 44 anos. Apesar disso, manteve sua força interior e atitude que nos serviram como exemplo. São pessoas assim, que fazem você realmente se sentir orgulhoso de trabalhar junto delas. Abaixo segue o e-mail:

"Ouvi ontem no rádio a história de como um presidente pode moldar a cultura de uma empresa. Não lembro bem o nome do executivo nem da companhia aérea, mas assim que assumiu o cargo de CEO apareceu uma viagem inesperada para fazer. Como não tinha reserva nem nada, o único lugar disponível era na classe econômica. A tripulação do avião quis trocá-lo de lugar, afinal era o presidente da empresa. Mas ele educadamente recusou. Disse que iria ficar ali mesmo, pois todos outros passageiros pagaram pela viagem. Quando as aeromoças levaram revistas e bebidas, novamente ele recusou. Pediu que servissem primeiro os outros antes dele. O exemplo que ficou para os funcionários da companhia foi bem claro. A partir dai, a missão da empresa tinha como objetivo focar no comprometimento e satisfação dos clientes. Mais do que apresentações ou discursos transmitindo os valores que devem ser seguidos, seu exemplo foi muito mais forte e eficiente.


Aqui na Pande todos sabem da difícil situação que a família do Seu Fernando está vivendo. Apesar disso, penso que também tivemos um forte exemplo que serve para nos inspirar em nossas ações do dia a dia. O Seu Fernando ligou todos os dias do hospital, perguntando sobre o andamento da empresa e além disso, viria ontem participar de uma reunião com cliente. Desculpem minha pretensão, mas o que vejo como lado bom disso tudo é que mais do que nunca, estamos reforçando os valores da Pande e que fazem uma empresa ter alma.

As lições que tirei com o exemplo do Seu Fernando são:
1) valorizar a família e ficar sempre do lado das pessoas que se ama e que te amam
2) estar realmente comprometido com a empresa, vejo isso mais do que apenas a busca de resultados ou crescimento da empresa, mas sim um sinal de respeito com todos que trabalham aqui
3) se preocupar com os clientes fazendo de tudo para atendê-los da melhor forma possível

Já escrevi demais e acho que consegui transmitir o que penso. Vou voltar ao trabalho pois como todos sabemos, é do couro que se faz a correia."

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