Thursday, June 14, 2007

19ª questão - Você sabia que fazemos kula o tempo todo?

Quer dizer, não fazemos kula no sentido exato do termo. Mas de certa forma estamos fazendo uma espécie de kula quando consumimos algo.

O kula é um sistema intertribal de trocas praticado na Melanésia e existente ainda hoje, envolvendo transações locais em todo o arquipélago. Colares e braceletes de conchas são oferecidos com um certo intervalo de tempo, percorrendo depois um mesmo circuito fechado, mas em sentido inverso. Após certo período, os objetos recebidos são repostos em circulação; seu valor reside na continuidade da transmissão. A posse provisória fornece prestígio e renome.

Estudando outras culturas percebemos que não é apenas na nossa sociedade que os produtos servem para distinguir uma pessoa da outra. Sempre existe uma dimensão simbólica por trás de atos aparentemente funcionais. Esta dimensão orienta a troca, que é também uma forma de consumo. O importante é analisar o que chamamos de consumo nos dias de hoje como troca simbólica.

Uma das ferramentas mais importantes para essa análise, é a antropologia voltada para o estudo do consumo. Esta disciplina enxerga o consumo como um processo, estudando suas relações sociais frente um produto (compra e uso). Virei um grande fã dessa forma de se olhar para o consumo, pois estuda-se os seus aspectos mais profundos e simbólicos. Deixamos de lado as análises superficiais e entramos a fundo nas reais motivações e desejos das pessoas.

Sem dúvida para quem trabalha com comunicação e marketing, torna-se fundamental conhecer mais sobre esse assunto. A cada dia surgem notícias sobre novos paradigmas, novas formas de se comunicar com os consumidores, necessidade de reinventar os modelos de negócios, etc...No fundo, será que as pessoas mudaram tanto assim? Ainda não somos movidos pelas mesmas motivações de nossos pais e avós? Talvez por trás de atos "modernos" como escrever um blog, participar de comunidades virtuais, publicar um fotolog, as razões que nos movem são coisas que os seres humanos buscam a muito tempo: reconhecimento, vaidade e necessidade de divulgar suas idéias. O que mudou hoje em dia foi a forma e o acesso, afinal expor o que pensamos ao mundo tornou-se extremamente democrático.

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