Friday, June 15, 2007

21ª questão - Como usar o design para beneficiar a sociedade?

Meu trabalho de conclusão da faculdade de Desenho Industrial, teve como tema a produção de uma revista de variedades priorizando o lado social. Naquela época eu era extremamente idealista, tendo como objetivo cumprir meu papel não só como designer, mas como cidadão. Queria utilizar meu trabalho de forma útil à sociedade e fazer minha parte em construir um país melhor para as futuras gerações.

Uma das minhas inspirações mais fortes foi a reedição em 2000 do manifesto "Things First Things", que foi inicialmente publicado em 1964. Este foi um documento que designers gráficos britânicos assinaram, repreendendo colegas por terem esquecido os antigos idealismos e perdido de vista as coisas que são realmente importantes.

Foi com esse espírito que iniciei a procurar pessoas no Brasil, que tivessem algum projeto semelhante ao da "The Big Issue" (ver post da 17ª questão). Acabei encontrando um grupo ainda em formação, com muitos sonhos e objetivos mas com uma escassez absoluta de recursos. Conheci pessoas maravilhosas e que até hoje lutam para tornar o Brasil um país mais justo e decente. Acompanhei durante dois anos esse projeto, desenvolvendo os primeiros projetos gráficos e identidade visual da revista. Com grande satisfação, pude ver esse sonho se transformar em realidade. Em julho de 2002 foi lançada a primeira edição da revista Ocas. Nessa época já não estava fazendo parte da equipe, mas não deixo de ter muito orgulho da minha contribuição com o projeto.

Apesar de estar nas ruas a mais de 5 anos e ter transformado positivamente a vida de vários moradores de rua, a revista ainda sobrevive da boa vontade dos voluntários e com recursos escassos. Venho aqui fazer um apelo para os designers que quiserem ajudar nessa causa, entrarem em contato comigo a fim de não deixar morrer esse projeto. A revista necessita de voluntários que possam cuidar da diagramação das matérias, tendo a intenção e responsabilidade de assumir o trabalho por um longo período.

Outras formas de ajuda também são válidas, como captação de patrocinadores ou anunciantes. Para saber mais do projeto basta acessar o site: www.ocas.org.br e tirar todas dúvidas a respeito. Agradeço a todos que tiverem interesse. Pensem sempre no poder que temos como designer para mudar o mundo. Pode ser utópico e sonhador, mas sem sonhos, que graça a vida tem?

No comments: