Saturday, June 09, 2007

14ª questão - Quais os 10 mandamentos do Emotional Branding?


Falando em embalagens, recentemente li um livro que trata em um de seus capítulos sobre esse tema. Trata-se do livro Emotional Branding escrito por Marc Gobé, sendo um grande sucesso na área de design e marketing.
Através do livro, ele detalha e defende a importância de seus 10 mandamentos para o Emotional Branding:

1. from consumers to people
Consumers buy, people live.
2. from product to experience
Products fulfill needs, experiences fulfill desires.
3. from honesty to trust
Honesty is expected. Trust is engaging and intimate.
4. from quality to preference
Quality for the right price is a given today. Preference creates the sale.
5. from notoriety to aspiration
Being known does not mean that you are also loved!
6. from identity to personality
Identity is recognition. Personality is about character and charisma.
7. from function to feel
The functionality of a product is about practical or superficial qualities only.
Sensorial design is about experiences.
8. from ubiquity to presence
Ubiquity is seen. Emotional presence is felt.
9. from communication to dialogue
Communication is telling. Dialogue is sharing.
10. from service to relationship
Service is selling. Relationship is acknowledgment

Esses 10 itens resumem bem o conteúdo do livro. Sem dúvida são mudanças de paradigmas que nos fazem pensar como trabalhar daqui para frente com as marcas. O poeta e autor norte-americano Shel Silverstein criou um termo para descrever épocas como essa que vivemos: tesarac.
O período de um tesarac é aquele no qual as ocorrências antigas estão mortas ou morrendo e não se pode antever facilmente o que acontecerá em seguida. Estamos vivenciando várias transformações culturais, sociais, comportamentais e tendo de saber como lidar com todas essas mudanças. Sem dúvida, trabalhar com design nesses tempos
é uma tarefa fascinante...

No comments: