Sunday, June 10, 2007

17ª questão - Quais as visões sobre o consumo?

Basicamente esse tema é tratado de duas formas. Uma vertente é essa associação negativa representada pelos seguintes pontos:
- perda da autenticidade nas relações sociais
- materialismo
- superficialidade
- ostentação

O consumo é tratado sob o aspecto da crítica social e moralidade, sendo algo fútil e superficial, Representando o mundo falso e inconseqüente. Uma fábula que ilustra bem isso é aquela velha história da cigarra que canta, gasta e consume, enquanto a formiga trabalha duro, poupa e produz. É uma verdadeira ode e elogio a produção. A produção é o sacrifício que nos engrandece enquanto o consumo é o prazer que nos condena.

Até por isso, fala-se muito em consumo consciente, consumo responsável, consumo através de uma causa social. Esse acaba sendo o outro pólo da visão do consumo. Sua visão positiva é sempre associada a consumir algo por uma causa nobre ou ato de cidadania. Exemplos não faltam, sendo um de seus representantes mais significativos a revista "The Big Issue".


Esta é uma causa nobre e que merece todo nosso respeito e apoio. A The Big Issue faz parte de uma ONG inglesa criada em 1991 que tem como principal objetivo, reintegrar os moradores de rua na sociedade, oferecendo a oportunidade de uma renda sustentável. Serve também como canal de comunicação e representação desse público.

Trata de diversos temas possuindo uma circulação semanal e um de seus objetivo é fazer as pessoas comprarem pelo conteúdo editorial e não apenas para ajudar os moradores de rua. Possui áreas bem interessantes, como o diário de um vendedor descrevendo seu dia-a-dia. Inclusive tive o prazer e oportunidade de participar, desenvolvendo os primeiros projetos gráficos de um projeto similar no Brasil. É uma revista com os mesmos objetivos da Big Issue chamada Ocas. Mais para frente, vou fazer um post comentando um pouco sobre esse projeto e minha experiência durante dois anos acompanhando o projeto da revista Ocas.

No comments: