Tuesday, June 19, 2007

23ª questão - O que o Joost tem em comum com a época medieval?

O Joost é aquela TV via internet criada pelos fundadores do Skype e Kazaa. Serve para assistir vídeos em streaming assim como o YouTube. Sua diferença segundo a imprensa, é que o Joost é uma versão mais profissional, com a programação das grandes redes de TV americana. Durante algum tempo existiu uma versão BETA no ar, sendo restrito apenas para um grupo seleto de usuários. Para dar um ar de exclusividade, esses usuários possuíam poucos convites para distribuir entre seus amigos. Dessa forma, criou-se um círculo restrito e segmentado elevando o valor em acessar o Joost. Houve até casos de convites serem utilizados como premiação em alguns sites.

Durante a Era Medieval no período das grandes cortes, praticava-se o direito de nascença para fazer parte de determinados círculos sociais. O que contava era o seu título de nobreza, importando mais a família de onde você nasceu do que o dinheiro. Isso só veio a mudar com o enriquecimento da burguesia, que passou a comprar títulos e dessa forma frequentar e pertencer ao ambiente antes reservado apenas para os nobres.

O interessante nesses dois fatos é analisar a busca constante do ser humano em se distinguir, pertencendo a uma esfera social que dê e reforce sua identidade. Essa forma de distinção pode ser feita basicamente de 3 formas: financeira (quanto eu ganho), intelectual (o quanto eu sei) e social (quem são meus amigos). A utilização de recursos que controlem tanto a restrição quanto a exclusividade, sempre foi um fator fundamental para tornar algo mais valioso e desejado. Seja na época da Rainha Vitória, seja na época de Niklas Zennström e Janus Friis.

No comments: