Thursday, April 05, 2007

9ª questão - O que é um tripalium?


Quando trabalhei no Japão uns 10 anos atrás como dekassegui fazendo salsichas, vivi um pouco da realidade de muitos brasileiros daqui. Em primeiro lugar não sabia ler nem conseguia me expressar direito na língua japonesa. No começo até coisas triviais como fazer compras no supermercado e cortar o cabelo eram um martírio. Sem ter uma boa fluência na comunicação com outras pessoas, por mais que me esforçasse nunca seria promovido a chefe de seção ou ganharia um cargo menos operacional.
Se o problema era esse, então por que não estudei japonês?
Para cumprir meu objetivo de voltar em um ano com a quantia necessária, em média trabalhei 12 horas por dia. Houve semanas que cheguei a trabalhar 16 horas todos dias. O trabalho embora não fosse muito pesado, exigia um grande esforço físico e não sobrava muito tempo para descansar. Quanto mais aprender japonês!!
Conheci pessoas aqui no Brasil com o mesmo problema. Por mais que saibam que é necessário estudar inglês e informática para melhorar o currículo, muitas vezes essas tarefas se tornam extremamente árduas. Acaba-se entrando num círculo vicioso, pois não são profissionais qualificados e nem possuem recursos de tempo e dinheiro para aumentar sua empregabilidade.
É nessas horas que lembramos da raiz da palavra "trabalho". Não deve ser por acaso que ela vem de "tripalium",
um instrumento romano de torturar escravos.

3 comments:

Anonymous said...

o trabalho embora nao fosse muito pesado, exigia um grande esforco fisico? O.o

Mori said...

o que quis dizer com trabalho pesado, é no sentido de ter de carregar muito peso de uma vez...embora não usasse força bruta para realizá-lo eu estava o tempo todo correndo e me movimentando

Anonymous said...

o que eu estava procurando, obrigado