Wednesday, April 04, 2007

7ª questão - O que designers, publicitários e traficantes de crack tem em comum?

Lendo o raciocínio do capítulo sobre os traficantes de crack no livro Freakonomics, entendi porque profissões como designer e publicitário são em média mal remuneradas. Analisando o tráfico de crack ela é a atividade mais perigosa nos EUA, as chances de morrer são de 1 em 4 e ainda o salário é de apenas U$ 3,30 a hora. Mesmo assim por que alguém iria escolher um emprego desses?
É a mesma razão que designers e publicitários se sujeitam a varar madrugadas, trabalhar sem ganhar hora extra e viver nas agências. Todos querem vencer em uma área extremamente competitiva, na qual se conseguir chegar ao topo, vai ganhar muito dinheiro fora o status, poder e reconhecimento que se obtém.
As regras são diretas:
- começar debaixo para chegar ao topo
- trabalhar duro e em longas jornadas em troca de salários inferiores a média
- demonstrar não apenas que está acima da média, mas que é espetacular
Alguns quando percebem que não vão chegar ao topo desistem. Outros insistem mais, quantos designers e publicitários com mais de 40 anos você conhece que ainda tem que varar a noite e ganham mal?
Eu desisti e acabei indo atrás de outros caminhos. Essa explicação do livro me deixou com a consciência mais tranquila, pois já estava achando que desisto das coisas fácil demais. Agora pelo menos tenho uma teoria para explicar porque deixei de trabalhar com criação.

7 comments:

Anonymous said...

Só digo uma coisa, cada um segue o seu caminho... Seja como designer, publicitário, vendedor de crack, o que vale é a sua satisfação. Ver o que realmente te faz feliz.
Parabéns a todos que mudam, pois mudar faz parte da vida!

Anonymous said...

olha só, não sei se é isso, mas vc arranjou uma boa desculpa para sua falta de capacidade criativa... hahahahaha... mandou bem moribundo! Aliás vc podia ficar rico com isso... enquanto isso eu continuo meu caminho em direção ao topo como designer em ascensão... ou pelo amenos até achar outros caminhos em busca da fama e fortuna... rs... Abs!

Henrique Garcia said...

Muito disso acontece mesmo, chegar ao topo é bem difícil, mesmo que seja por instantes nos satifaz na alma e marca nosso passado ... Acho que mesmo com essas oscilações não deixaria de trabalhar na área para trabalhar menos e ganhar mais. Em busca de soluções espetaculares as agências devem entender melhor a necessidade de tempo para a criação. Que geralmente não é menor que a execução dele por outras equipes agregadas dependentes ao nosso trabalho. (gráficas, programadores, etc...)

Gostei da sua postagem mesmo assim, reconheço que ela homenageia nossa área mostrando o real valor que nós designers lutamos!

Unknown said...

Olá. Vi seu post e resolvi passar aqui para dar uma olhada. Achei seus posts muito bons, com conteúdo questionador. Parabéns.

Mas nesse texto aqui, quando você diz: "Outros insistem mais, quantos designers e publicitários com mais de 40 anos você conhece que ainda tem que varar a noite e ganham mal?"

Essa frase não ficou muito clara para mim. Não entendi se você quis dizer que geralmente quem insiste chega aos 40 ganhando bem ou se é normal um designer nessa faixa de idade trabalhar muito e ganhar abaixo do mercado... fiquei curiosa!

Mori said...

Oi Henrique, obrigado pelo comentário no blog. Minha intenção é justamente essa,levantando algumas questões sobre nossa profissão. Acredito não que devemos trocar de profissão, e sim que merecemos ganhar mais. hehehe
abs

Mori said...

Oi Marcelle, muito obrigado pela sua visita. Em relação a sua pergunta, o que quis dizer é que conheço muitos designers que ainda não alcançaram a estabilidade financeira. Tudo bem que mesmo em outras profissões, isso é algo difícil de conseguir. Mas uma diferença fundamental é que existe a possibilidade de fazer carreira e ganhar mais. Enquanto para gente uma das únicas possibilidades que restam é abrir uma agência. Espero que continue lendo meu blog. abs

Anonymous said...

o que eu estava procurando, obrigado