Thursday, April 05, 2007

10ª questão - O que o sakê tem a ver com invenção do Walkman?

A revista PC World resolveu em 2005, escolher os 50 gadgets que mais marcaram nossas vidas e a história da eletrónica nas últimas cinco décadas. O primeiro lugar da lista é o Walkman inventado em 1979 pela Sony, ficando na frente do Ipod que ficou com a segunda posição. Pesquisando sobre a história desse produto, podemos observar que seu sucesso deveu-se principalmente a visão de Akio Morita. Seu destino quando nasceu estava predeterminado para ser o herdeiro do negócio de sakê da família. Apesar disso, seu gosto pela música clássica ocidental e interesse pelas revistas de eletrônica acabaram por levá-lo a trilhar seu próprio caminho. Com muita determinação e coragem tornou-se um dos empresários mais importantes de nossa época.

Já em 1979 utilizou inovadoras formas de gestão e de marketing, que atualmente estão sendo bastante comentadas e discutidas. Devido ao orçamento de marketing reduzido, a campanha de lançamento do walkman se baseou em ações de relações públicas. Foram oferecidos aparelhos às principais celebridades da música, arte e desporto locais. As informações para a imprensa foram difundidas em cassetes, em vez de papel, e foram desenvolvidas ações de promoção nos principais parques de Tóquio. A originalidade das diversas iniciativas levadas a cabo conseguiu, de fato, conquistar a imprensa local e proporcionou à Sony uma extraordinária cobertura jornalística. Um verdadeiro case de marketing com ações de guerrilha, propaganda viral, PR Stunt, Buzz marketing, enfim todos esses termos criados hoje em dia para definir o que antes, era simplesmente propaganda feita com baixo custo mas de alto impacto para o público-alvo.

Apesar disso, no primeiro mês de vendas não foi vendido um único Walkman. Precisou-se esperar 3 meses para que as vendas explodissem e a produção inicial de 30 mil unidades desaparecem das lojas. A análise do insucesso inicial do walkman permitiu concluir que o segmento-alvo escolhido não era o mais correto. Quem estava a adquirir os walkman não eram os jovens, para quem toda a comunicação tinha sido dirigida, mas sim os yuppies (young urban professional - profissional jovem urbano). Perante esta constatação, Akio Morita optou por reposicionar rapidamente a publicidade do walkman para os yuppies, na esperança de atingir, por arrastamento, a generalidade dos jovens.

O fenômeno de vendas do walkman rapidamente chamou a atenção da concorrência, que começou a fazer aparelhos idênticos ao inovador produto da Sony. Em resposta, a empresa lançou o walkman ii, um aparelho ainda mais sofisticado cujo tamanho era de tal modo reduzido, que apenas ultrapassava ligeiramente as dimensões de um cassete. Foram também efetuadas melhorias no sistema de som, no design dos fones de ouvido e na duração das pilhas, preservando desta forma a liderança tecnológica no setor. A completa renovação do produto no breve espaço de um ano revelou a grande visão comercial de Morita, que rapidamente tornou obsoleta as ofertas da concorrência.

Tem-se ai outro conceito muito comentado hoje em dia: "O oceano azul".
Este representa todo setor que ainda não nasceu — o espaço de mercado desconhecido, ainda não maculado pela concorrência. Nele, a demanda é criada e não disputada. A Sony através da visão de seu fundador, tornou a concorrência irrelevante e criou um novo nicho de mercado.

Então qual a lição que podemos tirar disso? Para mim é a seguinte. Nem mesmo a bebida dos deuses tem um sabor tão especial quanto seguir seu próprio caminho. Campai.

1 comment:

Anonymous said...

destino predeterminado quando nasceu... eu hein.

saque ja esta no dicionario, assim, portuguesento (e com chapeuzinho).