Tuesday, April 10, 2007

11ª questão - Como o Walkman pode explicar a diferença entre as culturas ocidentais e orientais?

Além de todos fatores do post anterior que tornaram o Walkman um sucesso econômico, também não podemos esquecer do impacto que esse produto conseguiu como fenômeno cultural. Ele inaugurou uma nova era de aparelhos eletrônicos voltados para satisfazer uma única pessoa.

O curioso é como essa conquista individual foi interpretado em cada cultura. Pesquisando sobre a etimologia de oriente e ocidente, já percebemos a oposição entre elas.
A palavra oriente vem do latim oriens, ‘o sol nascente’, de orior, orire, ‘surgir, tornar-se visível’, palavra da qual nos vem também ‘origem’. A palavra ocidente nos vem do latim occidens, ‘o sol poente’, de occ-cidere, de op, ‘embaixo etc’, e cadere, ‘cair’.

A bem grosso modo, podemos dizer que as duas culturas possuem formas opostas de pensar e estabelecer relações. A cultura ocidental valoriza o indivíduo, destacando seus méritos e desenvolvimento pessoal. Já dentro da cultura oriental, existe uma valorização muito grande do coletivo. O indivíduo é parte de um sistema maior que privilegia o bem em comum.

Dentro desse contexto, a interpretação do Walkman dentro das duas culturas foi totalmente diferente. Na cultura ocidental, o Walkman foi encarado como símbolo do individualismo. Através dele, era possível escolher a música que se quisesse sem precisar dividir com ninguém esse prazer. Já dentro da cultura oriental, a forma de pensar foi inversa. O Walkman servia para escutar música sem precisar incomodar os outros. Dessa forma a questão do prazer individual, vinha depois da aprovação coletiva.

Se um é melhor que o outro é difícil de dizer. Cada um tem seus prós e contras. No Japão muitas vezes me senti meio sufocado pela valorização do coletivo. Assim como da mesma forma, aqui no Brasil também já senti falta das pessoas pensarem mais no bem em comum. No fim das contas, o que vale mesmo é
poder ouvir nossas músicas bregas favoritas sem ninguém saber. Seja aqui ou no Japão.

1 comment:

Anonymous said...

e eu que pensava que oriente/ocidente tinha a ver com o sol...