
Para quem não conhece, Paco Underhill é um dos mais respeitados consultores da área de varejo. Geralmente é intitulado como geógrafo urbano e antropólogo do varejo, sendo considerado o fundador da ciência de compras. Está de visita no Brasil, onde possui uma filial de sua empresa Envirosell e presta consultoria para grandes redes de varejo como o Pão de Açúcar.
Sua palestra teve um tom bastante questionador com frequentes perguntas como: Com quem você está comunicando? Quem está olhando para onde? E para onde ele enxerga? O que faz uma mulher entrar em uma loja? O que é global e o que é local?
Apresentou diversas tendências de consumo, muitas delas podem ser vistas com detalhes no site Trendwatching, dando um panorama global sobre novos padrões de comportamento e consumo. Um de seus ensinamentos foi de sempre procurar refletir os hábitos de nossos consumidores. Duas mudanças me chamaram a atenção, uma é a queda do uso de carrinhos de supermercados. A outra é que 10% a 15% das pessoas saem dos supermercados sem comprar nada. Isso acontece porque não encontraram algum item essencial de sua lista de compras. Preferem sair sem nada e comprar toda sua lista onde possam encontrar todos produtos que necessitam.
O Japão possui um lugar de destaque nesse cenário. O que não falta são exemplos inovadores: lojas em Harajuku, onde roupas usadas disputam o gosto dos adolescente com marcas como a Diesel; a Three Minutes Happiness com o conceito de vender apenas amostras de produtos e a Ranking Ranqueen que já filtra os itens mais vendidos de algumas categorias, facilitando a vida dos consumidores.
Um dos melhores momentos, foi uma analogia com vitrines que serve quando um cliente nos pede para colocar mais elementos no layout ou aumentar o logo. "Os lojistas finalmente começaram a perceber que se dois letreiros é bom, não quer dizer que vinte e sete terão melhor resultado. Em outras palavras, bastam duas aspirinas para curar uma dor de cabeça. Vinte e sete não te transformarão no Homem-Aranha. A resposta é trabalhar com menos vitrines e melhor exposição."
Espero que esse post tenha trazido alguma informação útil e relevante para quem leu. Afinal, se aqui eu não falo como ganhar dinheiro, pelo menos espero conseguir tornar mais rico o tempo de vocês.
No comments:
Post a Comment