Saturday, February 02, 2008

56ª questão - Quantos tipos de pão sueco existem em um supermercado?


Imagine uma empresa que disponibilize escolher entre 67 espécies de chá, 38 espécies de café e 29 espécies de chocolate entre outros 200 mil itens. Essa mesma empresa utiliza técnicas de marketing viral, incentivando seus clientes a divulgarem através do boca-a-boca sua marca e produtos. Para manter um estoque tão grande de mercadorias, utiliza uma rede de depósitos virtuais que despacha os produtos diretamente de suas fábricas para os clientes.

O mais espantoso de tudo, é que não estamos referindo-se a nenhuma empresa da era pós-internet. Não trata-se da Amazon, iTunes e muito menos o ebay. Estamos falando da Sears que em 1897, já oferecia toda essa variedade e quantidade de produtos para os americanos das zonas rurais. Através de seus catálogos era possível comprar de tudo. Desde frutas enlatadas e cristalizadas até mesmo armas, como por exemplo um revólver de 38 cents.

O motivo de estar escrevendo sobre isso, é que fui no supermercado e encontrei 17 tipos de pão sueco para escolher. Pensei estar diante de um dos pilares da economia que vivemos hoje. Afinal imaginei que nunca na história tivemos tanta opção de escolha e variedade. Por isso minha surpresa em descobrir que a mais de 100 anos atrás, já existiam empresas que disponibilizavam escolher entre diversos itens e receber todos eles no conforto do lar.

Percebi que muito mais do que a variedade de escolha, os pilares da nova economia são baseados em três pontos:
- democratização da produção
- democratização da distribuição
- ligação da oferta e demanda

Como disse Chris Anderson em seu livro "Cauda Longa": " No futuro, a questão não será se a multiplicidade de escolhas é melhor, mas sim o que realmente queremos. Nos corredores infinitos, tudo é possível."

No comments: