Sunday, February 03, 2008

57ª questão - O que o carnaval tem a ver com shampoos?

Particularmente nunca gostei muito de carnaval. Sem dúvida um pouco por preconceito, um pouco para manter a postura blasé de desprezo pela cultura popular. Sempre me perguntei qual a contribuição de uma festa com mulheres seminuas por toda parte rebolando em saltos plataforma. Não consigo até hoje distinguir a diferença dos sambas enredo de cada escola. Todos elementos como ritmo, cadência, percurssão, etc...parecem sempre muito iguais.

Não quero fazer um post questionando o carnaval. Acho que ele contém diversos itens importantes da formação do caráter e personalidade do brasileiro. O ponto que eu quero abordar é retomar o post sobre posicionar uma marca de shampoo. Assisti hoje ao desfile de uma escola de samba, em que o tema é justamente sobre cabelos:

Reportagem da Folha Online: "Mostrar que o cabelo não se resume apenas a um adorno ou estética e possui importância histórica e até ritualística é a proposta da Camisa Verde e Branco.

O abre-alas aborda a mitologia em torno do cabelo e conta com personagens como Medusa --que tinha serpentes no lugar dos cabelos e petrificava quem a olhasse--, o personagem bíblico Sansão --cuja força estava no cabelo-- e também o homem das cavernas. "O homem da pré-história arrastava a mulher pelos cabelos para fazer amor com ela", diz o carnavalesco.

Siqueira afirma que os cabelos também delimitavam classes sociais, como no caso de Grécia e Roma, representadas em uma das alas. Quanto mais longo os cabelos, mais poder o seu detentor tinha sobre os demais.

O segundo setor da escola mostrará a relação das religiões com os cabelos. Entre elas estão a hindu, católica, protestante e africana. No caso da católica, será feita a encenação de um fiel que corta os seus cabelos em sinal de pagamento de uma promessa."

Todas essas mudanças de significado dos cabelos, foi apresentada de forma lúdica e com extremo impacto visual. Isso me fez descobrir um novo olhar para o carnaval. Comecei a pensar se as apresentações de conceituação também não podem ser mais criativas. Estou chegando a conclusão de que um dia, ainda vão me ver desfilando ao lado de mulheres seminuas. Pelo menos, tenho a desculpa de dizer que estou em busca de inspiração e referências para meu trabalho.

No comments: