Tuesday, November 13, 2007

43ª questão - Você prefere ter mais tempo ou mais dinheiro?

Hoje em dia tornou-se até lugar comum dizer que uma das coisas mais valiosas é o nosso tempo. Aos poucos esse item ganha cada vez mais valor, substituindo até mesmo bens de consumo. Passar mais tempo com a família ou buscar o auto-conhecimento tornou-se um objeto de desejo para muitas pessoas. Aqui no Brasil essa tendência apresenta um crescimento bem forte, comprovando-se no resultado da pesquisa que a GFK Indicator fez com seguinte pergunta: O que você prefere, ter mais tempo ou mais dinheiro? Embora o país ainda não ofereça uma qualidade de vida satisfatória para maioria da população, 30% respondeu que prefere mais tempo.

Eu mesmo comecei a tentar entender porque estou sempre correndo e com alguma pendência. Se fizer uma descrição de minha "vida digital" posso dizer que:
- mantenho 3 blogs ativos
- participo de 4 comunidades (Orkut, Linkedin, Facebook, WAYN)
- participo de 2 grupos de discussão do Yahoo
- tenho página com perfil no You Tube
- sempre verifico mensagens nas 4 contas de -emails
- assino e leio o conteúdo das revistas HSM, Exame, Veja e Época Negócios
- assino e leio o conteúdo dos jornais Meio e Mensagem, Valor Online e Folha de São Paulo
- leio blogs de publicidade e planejamento
- assisto tv pelo Joost
- assisto palestras da Endeavor
- tenho uma página no Fotologue com as fotos de gôndola que fotografo
- ouço podcasts

Com essa lista entendi porque nossas 24 horas diárias nunca são suficientes. Afinal fora tudo isso, ainda me resta fazer atividades importantes como trabalhar e ficar com a família. Só para deixar claro, minha família não é do Second Life, é de verdade mesmo.

Nossa geração vive uma situação engraçada, afinal todos indicadores apontam a tendência de mais tempo de vida. Por outro lado, nunca estivemos tão ocupados e sem tempo para aproveitar a vida.

No comments: