Wednesday, November 14, 2007

44ª questão - Qual a importância da gestão do design nas empresas?

Semana passada estive presente no I Fórum Gestão do Design na Faculdade Belas Artes. O evento foi organizado pelos alunos e ex-alunos do curso de Pós-Graduação da faculdade. O tema escolhido foi “A importância da gestão do design nas empresas” com os palestrantes apresentando suas opiniões sobre o tema.

As palestras foram realizadas por profissionais de diferentes expertises, passando por atividades como consultor na área de branding, publicitário, designer, empreendedor e gestor de design dentro da empresa. Outro motivo importante para eu ter ido, foi o fato do meu primo ser o mediador no primeiro dia de debate. Ele foi um dos integrantes da equipe que organizou e tornou realidade esse fórum. Deixo aqui meus parabéns para todos que ajudaram e tiveram seus esforços recompensados com um evento bem feito e de excelente nível.


O interessante foi observar os diferentes pontos de vista sobre o assunto gestão de marca. Cada palestrante apresentou sua visão de como o design pode ajudar as empresas a construir marcas. Todas tinham pelo menos um ponto em comum: ressaltaram a importância cada vez maior do brand equity na geração de valor para os stakeholders através dos valores intangíveis.

Traduzindo para uma linguagem que todas entendam, o discurso hoje em dia é de trabalhar a marca para criar significados que tenham valor para as pessoas Esse valor é que faz as pessoas pagarem um valor financeiro maior pela marca desejada do que pelo concorrente. Com isso a marca é mais rentável, obtém melhores resultados financeiros e aumenta o valor das ações da empresa.

Sobre o objetivo do fórum de discutir a importância da gestão de design, ficou evidente o papel fundamental dos profissionais em se prepararem. A demanda no mercado é por profissionais multidisciplinares com conhecimento em áreas como marketing, pesquisa, sociologia, gestão de projetos e obviamente uma sólida base sobre os fundamentos do design.

Para esse tipo de profissional mercado não falta e as perspectivas para o futuro são ainda melhores. É crescente a procura nas empresas por gestores que pensem estrategicamente e tenham a capacidade de utilizar o design para gerar inovações importantes. Quem tiver mais interesse sobre o assunto, leia o post 39ª que comenta sobre a entrevista da VP mundial de design da Procter na revista Época Negócios.

No comments: