Friday, November 16, 2007

45ª questão - Quais as marcas mais valiosas do mundo?


Já falei sobre o relatório da Interbrand "Best Global Brands 2007" na questão de número 34, mas volto ao assunto porque acho que vale a pena. Dei uma lida no relatório e encontrei informações interessantes sobre tendências e indicadores do que as empresas estão desenvolvendo em Gestão de Marcas. Abaixo traduzi o texto de conclusão da primeira parte do relatório:

"Torne simples
Torne dinâmico
Mantenha em movimento

Os fundamentos da criação de valor de marcas, exemplificados na lista das 100 melhores marcas globais, mostra como as empresas líderes estão gerenciando suas marcas com uma série de ações e iniciativas que a promovam dentro do contexto dos negócios. Entre as iniciativas algumas podem ter foco na comunicação de mídia ou então em um programa interno que envolva os colaboradores com os valores da marca. Mas o que essas iniciativas indicam é que a estratégia de marcas tem tido ultimamente um impacto decisivo na habilidade de se criar e construir valor.

As marcas não atuam em um ambiente passivo. Elas precisam se mostrar e interagir com o mundo para continuarem relevantes. Os mercados são dinâmicos e influenciam as marcas a mudarem constantemente, por isso é necessário existir uma estratégia de marcas para articular corretamente seu posionamento no mercado. As marcas precisam gerenciar suas ações através das influências e forças que determinam a clareza de seu posicionamento. Gerenciar marcas é um processo constante. As ações são criadas para gerar diferenciação. Elas são gerenciadas e implementadas, e a partir dai seus resultados podem ser mensurados e utilizados para definir estratégias futuras. A avaliação de marca é um grande medidor do seu sucesso e nosso relatório tem mostrado a cada ano algumas organizações fazerem isso melhor do que outras. Aquelas que fazem melhor reconhecem o dinamismo necessário para um eficiente gerenciamento de marcas e a conexão entre as ações. Torna-se um processo ciclíco onde existe a aceitação de que uma estratégia de posicionamento que atinja o coração e mentes dos consumidores, é uma atividade que precisa ser progressiva e constante. Como algumas outras, esta é uma disciplina dirigida a compreensão e em desenvolvimento permanente."

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