Friday, November 16, 2007

46ª questão - O que fotos de gôndola tem a ver com design?


Confesso que ir no supermercado nunca foi meu programa favorito. Aliás muito longe disso. Fica fácil de entender o motivo, quando lembramos da experiência de fazer compras antigamente. Ainda guardo lembranças da minha infância onde eu tinha de acompanhar meus pais nas famigeradas compras do mês. Como os índices de inflação eram altissímos, todas famílias estocavam os produtos antes que subissem os preços, causando enormes filas nos caixas. Apesar da minha mãe ser psicóloga, tarefas que estimulassem a autonomia e minha noção como consumidor não eram incentivadas. Dessa forma, em vez de eu poder escolher produtos essenciais como bolachas e sorvetes, me restavam tarefas menos nobres como empurrar o carrinho e colocar tudo rapidamente dentro dos pacotes após o caixa.

Ironicamente hoje em dia meu trabalho exige passar bastante tempo dentro de supermercados. Não me tornei empacotador, mas quase isso. Afinal minha função essencial é proteger e tornar mais fácil o transporte dos produtos para as pessoas. Trabalho em uma agência com grande expertise em design de embalagens, atuando na área de planejamento e novos negócios.
Com isso vivo em supermercados tirando fotos de gôndolas. Tenho fotos de diversas categorias passando por alimentos até materiais de construção. Sempre que encontro alguma embalagem nova ou algo diferente, procuro registrar para ter de referência. Isso é fundamental para análise das diversas variáveis que devemos levar em conta no desenvolvimento de um projeto. Devem ser observadas questões como impacto frente aos concorrentes, padrões da categoria, iluminação e exposição na gôndola, atratividade para os consumidores, etc...

Apesar de muita coisa ter mudado de uns anos para cá, as crianças de hoje em dia ainda continuam empurrando os carrinhos e empacotando as compras. A diferença é que ganharam um grande poder de decisão e ainda por cima negociam quantos chocolates valem seu “trabalho”.

1 comment:

Anonymous said...

Na verdade, ainda acrescento que as crianças de hj não ganharam um poder de compra, na verdade elas decidem a compra e se nos extenderemos mais no assunto, elas decidem o lugar aonde iremos comer, aonde iremos comprar, aonde iremos viajar e até mesmo aonde, quando e como iremos nos divertir.