Logo após a abertura das Olimpíadas, surgirem no Youtube diversos vídeos com o sensacional espetáculo que os chineses apresentaram. Porém tão rápido quanto os vídeos surgiram, eles começaram a ser retirados do ar. Quem não assistiu na TV ao vivo ou nas reprises, dificilmente vai conseguir assistir pela internet. Pelo menos, até o momento.
Provavelmente o governo chinês não ter nada a ver com isso. Afinal, qual a vantagem em tirar do ar "a melhor abertura de olimpíadas de toda a história"? O fato, é que torna-se difícil não associar isso a política autoritária e de censura da China. Ainda mais com campanhas como essa da Anistia Internacional.
Impressionante a abertura das Olimpíadas de Pequim. Este vídeo com a contagem regressiva dá uma amostra do show proporcionado pelos chineses. O diretor desse espetáculo foi Zhang Yimou, diretor de filmes como "Lanternas Vermelhas" e "O clã das adagas voadoras". O orçamento estimado para apresentar ao mundo a grandiosidade da China foi de US$ 100 milhões. Provavelmente um dos comerciais mais caros de toda a história.
Segundo palavras do NYT: "Any Olympic opening is a propaganda exercise, but Friday night’s blockbuster show demonstrated the broader public relations challenge facing the Communist Party as China becomes richer and more powerful. The party wants to inspire national pride within China, and bolster its own legitimacy in the process, even as leaders want to reassure the world that a rising China poses no danger."