Sunday, January 06, 2008

52ª questão - Quem ganha com o modelo de design centrado no consumidor?

Ultimamente o design está em evidência nas reuniões de board de várias corporações. Como relatado na revista Época Negócios, alguns profissionais dessa área estão ganhando o respaldo da alta administração em suas empresas como Butler na Coca, Hacker na J&J, Claudia Kotchka na P&G e Jonanthan Ive na Apple.

O nosso desafio é justamente tornar o design cada vez mais influente no mundo dos negócios, tornando-o uma área de especialização importante nas tomadas de decisão. Algumas empresas já perceberam como tornar o design um diferencial competitivo. Utilizam o design para melhorar a experiência e estabelecer ligações emocionais mais forte e relevantes com os consumidores.

O design centrado no consumidor é uma das melhores práticas que hoje emergem em diversos setores de atividade, particularmente naqueles:

- caracterizados por produtos práticos que não geram naturalmente apelos emocionais;

- em que a concorrência se baseia cada vez mais em tentativas menos rentáveis de reduzir custos ou aumentar o desempenho;

- em que produtos diferenciados começam a entrar em processo de homogeneização; e
- em que há pouco espaço para inovação de produtos.

A propósito, a foto acima é um jogo de cartas desenvolvido pela Ideo que serve tanto para informar quanto inspirar a equipe de design na realização de projetos. É composto de 51 cartas, podendo ser utilizado de várias maneiras para ajudar na geração de idéias inovadoras e centradas nos consumidores. Talvez os jogos de truco da época da faculdade não tenham sido tão inúteis afinal.

No comments: