Thursday, January 03, 2008

50ª questão - Você quer a dieta de 600 ou 1200 calorias?

Após um breve período de férias volto aqui para escrever o primeiro post de 2008. O local escolhido para um merecido tempo dedicado ao ócio foi um spa. Aliás descobri que a origem da palavra ócio vem do grego "skolé", que em português significa escola. É o tempo livre onde se aprende, onde se usufrui da vida, da existência; por isso se diz que a Filosofia, a Arte e a Ciência são originárias da escola e portanto filhas do ócio. Este tempo sagrado interrompido pela necessidade de trabalhar pelo sustento, sendo portanto negado, deu origem a palavra “negócio” que vem do latim "necotium" não-ócio.

Voltando a falar da minha estadia no spa, posso dizer que foi uma experiência bem interessante. Ainda mais, quando uma das primeiras perguntas que fazem é se você prefere as refeições de 600 ou 1200 calorias. Após o impacto inicial acaba-se acostumando, sendo que no final estava achando normal nas minhas prometidas férias relaxantes, ter que fazer uma avaliação do meu índice de gordura.

Fica fácil cair em clichês quando se fala em spas. Ainda mais quando na atividade de caminhada pelas redondezas, passamos por uma família moradora da região e de origem humilde. É quase impossível não fazer alguma observação sobre enquanto de um lado tem gente que anda 7 km para trabalhar, de outro existem pessoas que pagam caro para andar a mesma distância por livre e espontânea vontade. E nesse valor ainda estão inclusas refeições sem tempero servidas em pequenas porções. Interessante observar como os símbolos de status vão mudando conforme os tempos.

Depois de passar pelas sociedades agrícolas e industriais, vivemos atualmente a sociedade da informação. Época essa onde a demanda por esforços físicos caiu drasticamente e muitos trabalhadores tornaram-se sedentários. O que antes era realizado como atividade produtiva, hoje em dia tornou-se uma forma de exercitar a vaidade e o individualismo. Cada vez mais temos consciência do nosso corpo e da importância em cuidar de sua manutenção. Apesar dessa tendência estar muito forte hoje em dia, já se falava em regimes alimentares desde 1825. Brillat-Savarin escreveu um livro chamado A fisiologia do gosto onde restringe o consumo de biscoitos, bolos, batatas e macarrão. O mais curioso foi sua reação aos críticos de seu livro: "- Muito bem: comam! Engordem! Fiquem feios, balofos e asmáticos; enfim morram em sua própria gordura derretida."

Temos hoje em dia, diversos recursos para cuidar de nossa saúde: spas, personal trainers, academias com tecnologia de última geração, yoga, pilates, alimentos orgânicos, diet, light, funcionais, etc...Muito desses itens podem ser apenas modismos passageiros. O que importa, é conseguir ver o que existe por trás desses modismos. Entender o significado dessa tendência em se cuidar e viver com mais qualidade de vida. O que realmente motiva as pessoas a buscarem uma vida saudável? É um fenômeno incentivado pela individualização de nossa sociedade? O culto ao corpo e estética é uma forma de fuga do auto-conhecimento? Bom, para responder essas perguntas só mesmo voltando ao spa e praticar o ócio em seu sentido original. Posso até não conseguir encontrar as respostas, mas sem dúvida é melhor usufruir da vida do que fazer negócio.

No comments: