Thursday, June 25, 2009

139ª questão - Qual o balanço do design brasileiro no Festival de Cannes 2009?

O Brasil mais que triplicou seu número de inscrições nessa segunda edição, em que a categoria de Design está presente no Festival de Cannes. Foram 174 peças em 2009, contra as 48 que disputaram a edição do ano passado. Isso elevou o país ao primeiro lugar no número de inscrições, ultrapassando a Alemanha com 138 peças e os Estados Unidos com 118. Muito desse aumento, tem participação direta da Apex, que subsidiou a inscrição de 128 trabalhos e a ida de 30 delegados ao Festival.

Ao final, o resultado das agências brasileiras deixou o país em quinto lugar, juntamente com a Índia, no ranking desta área. Foram 1 Ouro, 3 Pratas e 3 Bronzes no total. O país mais premiado novamente foi a Alemanha, com 5 Ouros, 2 Pratas e 5 Bronzes. Em seguida aparecem Estados Unidos (4 Ouros, 2 Pratas e 5 Bronzes) e Inglaterra (3 Ouros, 4 Pratas e 3 Bronzes).

Li a entrevista da presidente do júri de design,
Sylvia Vitale Rotta, para tentar entender mais sobre os critérios de premiação. Segundo ela, "...O critério de avaliação será o design em si, independentemente do projeto ser de agências de design ou de publicidade. Até porque muitas delas têm departamentos especializados que são muito bons."

Outro trecho da entrevista nos revela sua visão sobre design:
"...o design é uma linguagem única, como a música. E não há barreira cultural, como em outras categorias, porque um bom design não precisa de muita explicação. Basta olhar."

Como tema dos próximos posts, vou "olhar" os premiados e tentar entender o que é "avaliar o design em si..."

No comments: