Monday, July 23, 2007

33ª questão - O que é preciso para criar uma marca forte?

Segundo Philip Kotler:

O marketing já foi corretamente denominado de a arte de criar marcas. Uma marca é mais que um nome. Se não for fácil identificá-la, não será realmente uma marca. Há diferenças entre uma marca com pouca ou muita penetração, e a função da pessoa de marketing é criar associações mais sólidas para a marca.

Uma marca forte tem cinco dimensões. Ela deve trazer à mente determinados atributos, tais como o tamanho do produto, suas características e assim por diante. Em segundo lugar, precisa sugerir fortemente uma ou duas vantagens cruciais. Por exemplo, a Volvo faz associação com segurança, enquanto a Apple utiliza a facilidade de operação. Em terceiro lugar, se a marca fosse uma pessoa poderíamos visualizar suas características. A Apple estaria na casa dos 20 anos e a IBM...lá pelos 60. Em quarto lugar, a marca deve sugerir alguma coisa a respeito do sistema de valores da companhia - ela é inovadora, responde às exigências dos clientes, tem consciência social? Finalmente, uma marca forte sugere a imagem dos usuários da marca - eles são jovens e entusiasmados ou mais velhos e assentados? O especialista de marketing incumbido de criar uma marca precisa desenvolver os cinco fatores que a tornam mais robusta.

Uma marca forte precisa ter cinco dimensões:

  • Deve trazer à mente do consumidor seus atributos, como o tamanho do produto, as características etc.

  • Deve sugerir fortemente uma ou duas vantagens cruciais, como Volvo sugere segurança.

  • Deve ter características semelhantes às de uma pessoa, fáceis de visualizar. A Apple, por exemplo, seria vista como uma jovem de 20 anos e a IBM como uma senhora de 60.

  • Deve sugerir algo sobre os valores da empresa - inovação, consciência social etc.

  • Deve sugerir também a imagem de seus usuários.

1 comment:

Marina Knok said...

Olá! Estou dando uma olhada aqui e tem muita coisa interessante que são fatores muito importantes pra quem está começando na área de design, como eu, refletir e fazer um trabalho melhor!

Valeuuu

Marina