Thursday, October 04, 2007

38ª questão - Embalagem constrói marcas?

Li no site da Paula Rizzo: "Acaba de sair o novo filme da campanha de Dove, uma continuação de “Evolution“, comercial que ganhou Grand Prix de Filme e Cyber este ano em Cannes. “Onslaught”, também lançado inicialmente na Internet (e buscando a viralização), mostra uma menininha de 7 anos sendo bombardeada por anúncios da indústria de beleza e assina “fale com a sua filha antes que a indústria de beleza o faça”.

Confiram aqui o comercial, também assinado pela Ogilvy:

Alguns pontos importantes dessa campanha:

- utilização da internet como suporte da campanha
- estratégia de divulgação viral
- conceito que saiu do lugar comum na categoria, aproximando a marca Dove do público feminino
- posicionamento da "Campanha pela real beleza" apresentada de diversas formas
- crítica as mensagens publicitárias


Como trabalho na área de design, pensei em algumas questões como exercício para refletir caso a Dove fosse nosso cliente:

- como a embalagem pode reforçar o conceito dessa campanha?
- faz sentido colocar imagens de mulheres nas embalagens?
- a embalagem deve trabalhar para marca ou para o produto?
- no caso de um produto para crianças quais apelos deveriam ser destacados?
- quanto a embalagem influencia nas vendas nesse caso em que a marca tem uma força tão grande?

Alguém tem as respostas?

No comments: