Tuesday, December 11, 2007

48ª questão - Quanto vale um elogio?

Algumas pessoas trabalham por dinheiro. Outras por poder. No meu caso, devo confessar que trabalho por vaidade. Meu maior prêmio é ser reconhecido pelo meu conhecimento e inteligência. Adoro ser elogiado pelos trabalhos que faço. Lógico que isso não deve ser um privilégio meu, afinal conheço várias pessoas que também são extremamente vaidosas pelas obra-primas que oferecem ao mundo.

O motivo de escrever sobre isso, foi o comentário que recebi do meu professor do curso de pós-graduação. Tinhamos de fazer um artigo sobre o segmento de pessoas entre 40 e 49 anos. Nesse artigo fizemos uma análise sobre as motivações, tendências de consumo, características de comportamento, além de outras informações relevantes.

Para minha surpresa tirei uma nota muito boa. Apesar de ter me esforçado bastante para entregar o melhor trabalho que pudesse fazer, o resultado final superou minhas expectativas. Recebi uma avaliação extremamente positiva, lendo várias vezes o e-mail dele para massagear meu ego. Não tenho a intenção de escrever um
post piegas, falando sobre o valor do esforço e sacrifício em prol de uma recompensa futura que fará tudo valer a pena.

Mas o fato é que um elogio pode valer madrugadas em claro, finais de semana estudando, além da cara feia dos amigos por ficar dentro de casa isolado e sem atender o celular. Nesse caso, pelo menos para mim ser reconhecido não teve preço. Os bens emblemáticos que eu valorizo, situam-se muito mais na área do conhecimento e cultura do que propriamente nos bens materiais. Interessante observar como tanto um quanto outro podem servir para demarcar posições de status e hierarquia.

Só para finalizar, quem quiser deixar comentários elogiando meus posts ficarei muito grato. Lógico que existe o risco de me tornar cada vez mais insuportável. Porém, prometo pagar cada elogio, escrevendo coisas muito mais interesantes do que me auto-promover.

No comments: