Friday, March 30, 2007

2ª questão - Por que a publicidade movimenta mais dinheiro que design?

A resposta para essa pergunta deve estar naquela famosa frase: "A propaganda é a alma do negócio". Alguém já ouviu falar em design é a alma do negócio? Pesquisando um pouco sobre a história da propaganda, observamos que ela desde o começo esteve muito próxima ao desenvolvimento das empresas no Brasil. Inclusive nesse mesmo site que conta a história da propaganda, é possível ler também sobre a marca Leite Moça. Ai fica evidente quem no final das contas contribuiu mais para construção da marca. O que eu acredito é que nós designers, temos de correr atrás do tempo perdido e conseguir agregar cada vez mais nas estratégias dos clientes. É necessário se inserir mais dentro do contexto econômico e comercial, conseguindo atender melhor as exigências do mercado. Além de falar sobre tipografia, gestalt, cores e fonte, precisamos também entender de marketing, negócios, custos, comportamento do consumidor e resultados financeiros. Saiu numa edição da HSM um tempo atrás, uma matéria de capa falando sobre design. Alguns trechos da matéria: "Tudo começa com os designers observando os clientes, em vez de perguntar-lhes o que querem. E tudo passa por fazer protótipos, tanto de produtos (em três dimensões) como de serviços e experiências (com simulações em vídeo). A Ideo se posiciona como uma firma de consultoria em management que parte do específico para chegar ao geral. “Nós dirigimos a experiência prática em desenvolvimento de produtos para a geração de novas experiências e novos negócios”, diz ele, que ainda fala com entusiasmo da área de negócios de maior crescimento de sua empresa, a de “projetos zero”, pelos quais se tenta descobrir o que determinado cliente deve fazer no futuro imediato."

1 comment:

Anonymous said...

A realidade da publicidade é que ela fica no comando do principal "VERBA" e soube administrar seu espaço de atuação super bem. O design passa a ser uma ferramenta da publicidade.
Pelo nível de influência junto aos empresários, e sua atuação bastante anterior ao marketing, acabou por "expertamente" adicionar o marketing como mais uma ferramenta das agências, quando na verdade a propaganda seria uma ferramenta do marketing.
gomespertence@hotmail.com