Wednesday, September 29, 2010

161ª questão - Varejo com cara de indústria ou indústria com cara de varejo?

Sexta-feira passada visitei a recém-inaugurada loja-conceito da Procter & Gamble no Shopping Market Place. Como o próprio nome diz, 'Procter 5D Experience', trata-se de uma ação para oferecer aos consumidores uma experiência com a marca em através dos 5 sentidos.

“São diversas atrações tecnológicas como telas touch screen, iluminação especial, efeitos de realidade virtual – e será separado por nichos das marcas P&G, tais como Pringles, Pampers, Hipoglós e Vick, Duracell, Olay, Ariel, Koleston, Pantene, Naturella, Head & Shoulders, Always, Oral-B e Gillete. A ideia é reproduzir e aprofundar a experiência com as qualidades inerentes aos produtos. No espaço de Pringles, por exemplo, cujo mote é “Pringles vai ter a sua cara”, um aplicativo vai reproduzir uma foto do visitante no lugar do Sr. Pringles, e esta será aplicada no rótulo de uma lata que poderá ser levada para casa.“

A previsão da loja é ficar até dezembro, funcionando nos horários normais do shopping. Algumas idéias são muito boas (Pringles, OralB, Ariel e Pantene) pois são interessantes e conseguem estabelecer um vínculo entre os consumidores e as marcas. Outras idéias não possuem tanta força, pois o link entre a experiência e a marca é um pouco mais distante (Duracel, Naturella). Como um todo, a experiência que fica é bem positiva, no mínimo, divulgando as marcas de uma forma bem atrativa.

Além da visita ao vivo, vale a pena também entrar no Facebook e Twitter que foram desenvolvidos para essa ação de branding:

http://www.facebook.com/pages/PG-Brasil/132145526833765?ref=search&v=wall#!/pages/PG-Brasil/132145526833765
http://twitter.com/Pgsentidos

Ah, não se esqueça de pegar sua latinha de Pringles personalizadas...


Outras fotos tiradas durante a visita:

http://twitpic.com/2rkh6n
http://twitpic.com/2rkhyj
http://twitpic.com/2rkipv
http://twitpic.com/2rkm0z
http://twitpic.com/2rkmk9
http://twitpic.com/2rknun
http://twitpic.com/2rkhce