Sunday, November 22, 2009

153ª questão - Vamos nos vender?

Na Veja São Paulo dessa semana, saiu uma matéria apresentando quem são os designers que "dão uma cara à cidade". Ironicamente, os designers gráficos que sempre se preocuparam em construir a marca de seus clientes, nunca tiveram a mesma atenção na construção de suas próprias imagens. Enquanto outros profissionais como publicitários e designers de produto, há tempos já fazem isso com enorme competência.

Apesar disso, é cada vez maior o conhecimento e visibilidade de nosso trabalho frente ao público em geral. Se tomar como referência a pirâmide de Brand Equity, podemos dizer que estamos na primeira etapa. É onde ocorre a identificação da marca, onde são levados em conta sua lembrança e reconhecimento frente aos consumidores.

Passado essa fase, temos a segunda etapa onde são desenvolvidos os significados e associações de desempenho e imagens referentes a marca. É a hora de explicar que fazer um logo, não é apenas fazer um desenho. Explicar para sua tia, que ser designer é mais do que saber montar um cartão de visitas no Corel Draw. Temos ainda um longo caminho pela frente, ainda mais quando somos obrigados a conviver com termos como 'designer de sombrancelhas'...