Tuesday, June 30, 2009

144ª questão - Como desenvolver uma marca multi-sensorial?

Apostei que o redesign da Swisscom desenvolvido pela Moving Brands, ganharia pelo menos um Leão. Fato que não aconteceu. Apesar disso, ainda acho que ele merece muito mais do que entrar apenas no short-list. Abaixo um trecho do conceito desenvolvido:

"We were challenged with reflecting Swisscom’s change in emphasis, giving them a broader meaning beyond “Swiss-communication” to “Swiss-community”. The key objective was to create a living, moving identity designed to engage people on a human, emotional level. We approached the identity not just in terms of static elements, but as a multi-sensorial entity that could behave in many different ways - through sound, motion and interaction."


143º questão - Quais os melhores cases do Brasil em Cannes?

Como já havia escrito, o Brasil conquistou 7 Design Lions nesse ano em Cannes. Desses, gosto bastante do case de Havaianas desenvolvido pela Almap e o convite para o workshop "Designing Naturally” feito pela Tátil. Em comum, além do prêmio, ambos utilizaram o design como forma de construir e criar soluções de alto impacto. Sem dúvida, excelentes contribuições para imagem do design brasileiro no exterior.

Identidade Visual Havaianas from Mori on Vimeo.


NATURAL MEDIUM from Mori on Vimeo.

142ª questão - Como fazer uma embalagem funcional, de baixo custo e ainda por cima atraente?

Particularmente adoro esse case da Dentsu de Tóquio que conquistou o Leão de Bronze. Uma idéia simples e genial que transformou folhas de jornal comuns, em lindas embalagens para legumes e vegetais. Aliás, a genialidade desse projeto já começa pelo título: "Newspaper to new paper project".

NEWSPAPER TO NEW PAPER PROJECT from Mori on Vimeo.

Monday, June 29, 2009

141ª questão - Qual a "moda" para o design de embalagens?

Na categoria de embalagem, os Leões de Ouro foram para as agências JUNG von MATT da Áustria, PEARLFISHER da Inglaterra e RAISON PURE da França. Abaixo os trabalhos de cada um respectivamente:

Linha de vinhos EDUARD TSCHEPPE


Linha de produtos JAMIE OLIVER´S


Perfume VIKTOR & ROLF

Sem dúvida, embalagens de um universo completamente diferente para quem lida no dia-a-dia com questões como impacto de gôndola, texto legal, arquitetura de marca, escolha de claims, etc... Raríssimos projetos e clientes possibilitam tanta liberdade criativa. Principalmente marcas líderes em seus mercados e com um alto volume de vendas.

De qualquer forma, essas embalagens premiadas não deixam de ser excelentes fontes de referência. Servem como inspiração e guia de futuras tendências que podemos encontrar mais para frente. Assim como as roupas apresentadas em desfiles que não tem apelo comercial, mas que acabam ditando a moda das ruas.

Sunday, June 28, 2009

140ª questão - Por que 350 posters ganharam o Grand Prix de design?

O Grand Prix do Design Lions desse ano foi para McCANN Hong Kong, com o case Nike Basketball. Foram criados mais de 350 posters, todos diferentes um do outro. A grande força desse case, não foi o resultado final dos posters. Mas sim, como o processo de produzir os posters transformou-se na mensagem. Para quem se acostumou a estudar design do ponto de vista da Bauhaus, sem dúvida uma quebra de paradigmas tremendo. Afinal, os posters foram produzidos por amadores e sua função não era ser produzido em escala industrial. O recado para os designers é claro: precisamos mais do que nunca se reinventar e abrir a cabeça em relação ao nosso trabalho...

NIKE BASKETBALL from Mori on Vimeo.

Thursday, June 25, 2009

139ª questão - Qual o balanço do design brasileiro no Festival de Cannes 2009?

O Brasil mais que triplicou seu número de inscrições nessa segunda edição, em que a categoria de Design está presente no Festival de Cannes. Foram 174 peças em 2009, contra as 48 que disputaram a edição do ano passado. Isso elevou o país ao primeiro lugar no número de inscrições, ultrapassando a Alemanha com 138 peças e os Estados Unidos com 118. Muito desse aumento, tem participação direta da Apex, que subsidiou a inscrição de 128 trabalhos e a ida de 30 delegados ao Festival.

Ao final, o resultado das agências brasileiras deixou o país em quinto lugar, juntamente com a Índia, no ranking desta área. Foram 1 Ouro, 3 Pratas e 3 Bronzes no total. O país mais premiado novamente foi a Alemanha, com 5 Ouros, 2 Pratas e 5 Bronzes. Em seguida aparecem Estados Unidos (4 Ouros, 2 Pratas e 5 Bronzes) e Inglaterra (3 Ouros, 4 Pratas e 3 Bronzes).

Li a entrevista da presidente do júri de design,
Sylvia Vitale Rotta, para tentar entender mais sobre os critérios de premiação. Segundo ela, "...O critério de avaliação será o design em si, independentemente do projeto ser de agências de design ou de publicidade. Até porque muitas delas têm departamentos especializados que são muito bons."

Outro trecho da entrevista nos revela sua visão sobre design:
"...o design é uma linguagem única, como a música. E não há barreira cultural, como em outras categorias, porque um bom design não precisa de muita explicação. Basta olhar."

Como tema dos próximos posts, vou "olhar" os premiados e tentar entender o que é "avaliar o design em si..."

Wednesday, June 24, 2009

138ª questão - Was Einstein a Designer? Relatively, No.

Interessante o texto da Fast Company sobre a "glamourização" dos designers. Hoje em dia é possível encontrar diversos termos como design thinking, design thinker, emotional design, design managment, etc... Evidentemente esses termos não soam tão mal quando lembramos de já ter visto algo como: designer de sombrancelha.

Apesar disso, vale dar uma lida nessa matéria e refletir a respeito. Inclusive esse vídeo foi incluído no texto pelo autor, mostrando de forma irônica o que seria esse "efeito aura" que subitamente deixou os designers cools.

Saturday, June 20, 2009

136ª questão - What´s on your mind?

Falta de tempo, Twitter e Facebook. Esses três fatores foram determinantes para diminuição dos posts desse blog. O primeiro por motivos óbvios. Apesar de acreditar que tempo é algo beeeem relativo, afinal sempre sobra um ´tempinho´ quando nos interessa, ultimamente tenho tido bem menos tempo para escolher o que fazer.

Desde que comecei a levar mais a ´sério´ o Facebook e Twitter, percebi o potencial deles em relação aos blogs. Confesso que demorei para entrar na onda, me convencer da utilidade dessas ´modinhas´. Cada um tem seu objetivo, porém pelo menos para mim, cada vez mais esses limites estão se misturando e virando uma coisa só.

Por exemplo, através do Facebook compartilho os links de palestras, artigos, vídeos, enfim tudo que eu acho interessante, junto com meus amigos. O que antes eu fazia através desse blog, posso agora fazer também pela minha rede do Facebook. Como vantagens tenho mais visibilidade, audiência, e principalmente, a interação frequente das pessoas.

O aprendizado que fica, é que mais do que se preocupar com novas e mirabolantes tecnologias, o importante é pensar em como se conectar melhor com as pessoas. Seja tornando o conteúdo mais atrativo, seja aumentando sua visibilidade.