Um blog que acredita no design como agente de transformação cultural e intérprete de nossos tempos. Espero que gostem.
Wednesday, December 31, 2008
122ª questão - 1 imagem vale 1000 palavras?
E para encerrar esse ano tão marcante, nada melhor do que uma retrospectiva através de imagens. 2008 segundo a visão da NYT. Feliz 2009 para todos!
Monday, December 29, 2008
121ª questão - Outliers or Dip?
Vale a pena ler os dois e tirar suas conclusões. No mínimo, pode ajudar nas resoluções de ano novo...
Wednesday, December 17, 2008
120ª questão - O que temos a perder?
Na revista Época Negócios desse mês, saiu uma matéria que retrata um pouco do perfil de Steve Jobs. Isso me fez lembrar de seu famoso discurso realizado em 2005 para os formandos da Universidade de Stanford. Curioso que alguns dias após ler essa matéria entrei no blog do ilustrador Hiro, onde encontrei justamente o vídeo desse discurso com legendas
Além
Não sou fã incondicional de Steve Jobs, e provavelmente não escolheria trabalhar com ele. Tenho humildade e autocrítica suficiente para saber que não posso ser rotulado em apenas duas categorias: gênio ou idiota.
Apesar disso, suas palavras e a forma como encara suas dificuldades são sem dúvida nenhuma bastante inspiradoras. Suas palavras que para mim se tornaram praticamente um mantra são: “Lembre-se que você vai morrer. É a melhor forma que eu conheço de evitar a armadilha de pensar que você tem algo a perder.”
Este não é o último post do ano. De qualquer forma, aproveito o contexto para desejar que em 2009 você “Stay hungry, Stay foolish.”
Monday, December 15, 2008
119ª questão - Quer aprender dinamarquês?
Clique aqui para conferir.
Saturday, December 06, 2008
118ª questão - Quais suas capas de livro favoritas?
Sempre adorei livros. Cresci em um ambiente dominado por uma enorme estante de livros na sala de estar. Desde criança descobri que através deles era possível viajar para onde minha imaginação quisesse. Não só para lugares distantes, mas principalmente pelas idéias dos autores.
Hoje em dia, mesmo lendo centenas de blogs e sites em busca de informação, continuo com o hábito de devorar livros. O simples ato de ir em livrarias me deixa um pouco eufórico. Se você for mulher, vai entender quando digo que tenho a mesma sensação, de quando vocês entram em uma loja de sapatos.
Tudo isso, para falar desse blog que junta minhas duas paixões: livros e design. Trata-se do blog The Book Design Review, que analisa e comenta capas de livros. Um dos pontos altos é a já tradicional lista das melhores capas do ano. Vale a pena dar uma olhada e comprovar como um design inteligente pode despertar curiosidade sobre o conteúdo. O link para os vencedores de 2008 é http://nytimesbooks.blogspot.com/2008/11/my-favorites-of-2008.html
Thursday, December 04, 2008
117ª questão - O que uma caixa de bombons pode ensinar sobre planejamento?
O personagem Forrest Gump tornou-se um ícone pop de nossos tempos. Apesar de o filme ter sido lançado há mais de 14 anos, seu carisma e lembrança continuam bem presentes. No ano passado, a Almap criou para o VW Golf um comercial que parodiava as cenas em que o personagem decide correr sem parar.
Resolvi falar sobre Forrest Gump depois de ler no blog do David Armano, um post inteligente sobre a Expertise dos Experts. Retirei um trecho para colocar aqui no blog:
He just did things"...
Wednesday, December 03, 2008
116ª questão - 1+1=3?
Com o tempo, descobri que esta marca é muito mais interessante do que eu imaginava. Neste ano ganhou o Titanium Lions com uma estratégia de comunicação na internet muito inteligente. Inclusive escrevi a respeito em um post de junho. Sim, trata-se da Uniqlo.
A última ação que eles fizeram foi uma associação com o Corteo (novo show do Cirque du Soleil feito para comemorar seu 25º aniversário). Foi desenvolvido um maravilhoso site chamado Uniqlo meets Corteo, em que os integrantes do Cirque du Soleil vestem as roupas da Uniqlo enquanto se preparam para o show. O site cumpre excepcionalmente bem seus objetivos, tanto de causar impacto visual quanto proporcionar uma rica experiência com a marca.
No lugar de vestir algo para expressar nossos valores e identidade, temos agora um modelo com o que queremos nos identificar e acreditar para vestir. Uma pequena inversão de sentido, porém que faz toda diferença.