Saturday, July 26, 2008

94ª questão - Qual foi o balanço final do Design Lions?

Abaixo (um pouco atrasado) o balanço do resultado final:

A. 75% dos prêmios da categoria Design Lions foram para agências de publicidade e não de design. Nas próximas edições essa relação deve se alterar, pois como é uma categoria estreante, muitas agências de design não inscreveram seus cases.

B. Para o ano que vem, pode ser criado a categoria de Design de Embalagens.

C. O Brasil inscreveu um total de 48 trabalhos no Design Lions.

C. A Alemanha foi o país mais premiado com 2 ouros, 5 pratas e 1 bronze. O Brasil conquistou 2 pratas (F/Nazca para Unimed e Indústria Nacional & Diálogo Design para Hortifruti) e 1 bronze (Leo Burnett para Akatu)

D. De 12 leões de ouro, 2 cases são de embalagem. O serviço mais premiado foi Design de Ambientes com 5 prêmios. Houve uma gama de serviços muito diferente competindo dentro da mesma categoria, sendo que a identidade em vídeo de uma emissora de TV concorreu com posters por exemplo.

E. O Grand Prix foi para o case de desenvolvimento da identidade visual da Coca-Cola feito pela agência de design TURNER DUCKWORTH (www.turnerduckworth.com/small.html). A reestilização aproximou as embalagens de seu estilo clássico, mais simples e limpas. O trabalho já havia ganho prêmio no FAB Awards 2008, voltado exclusivamente para design no segmento alimentício e bebidas.

O link com todos os premiados é: (http://www.canneslions.com/winners/design)

Friday, July 04, 2008

93ª questão - Brand or not brand? This is the question

Interessante o conceito da loja japonesa Muji. Seu nome vem das letras em japonês para algo que pode ser traduzido como "sem marca". Ela é famosa pela simplicidade e bom design, passando por roupas, mobiliário, eletrônicos, etc... Tudo vendido sem nenhuma marca ou etiqueta. Conceito paradoxal, afinal a marca Muji é uma marca com posicionamento de não-marca? Lembrou-me a mesma questão sobre capa do livro No Logo da Naomi Klein...