Saturday, March 31, 2007

3ª questão - Como aumentar o valor do design?

Existe um orgão governamental na Inglaterra que há mais de 60 anos, promove os serviços de design. Chama-se Design Council e tem a nobre missão de demonstrar o design como parte essencial da economia, além de seus benefícios para sociedade. Dentro do site podemos ter uma idéia do posicionamento e forma de abordagem que esse orgão tem. Além de textos sobre métodos e processos, existem descrições de cases detalhando como o design contribuiu para o negócio que utilizou do serviço. Sem dúvida, é um exemplo e referência de caminho que devemos trilhar para aumentar a percepção de valor do design.

Friday, March 30, 2007

2ª questão - Por que a publicidade movimenta mais dinheiro que design?

A resposta para essa pergunta deve estar naquela famosa frase: "A propaganda é a alma do negócio". Alguém já ouviu falar em design é a alma do negócio? Pesquisando um pouco sobre a história da propaganda, observamos que ela desde o começo esteve muito próxima ao desenvolvimento das empresas no Brasil. Inclusive nesse mesmo site que conta a história da propaganda, é possível ler também sobre a marca Leite Moça. Ai fica evidente quem no final das contas contribuiu mais para construção da marca. O que eu acredito é que nós designers, temos de correr atrás do tempo perdido e conseguir agregar cada vez mais nas estratégias dos clientes. É necessário se inserir mais dentro do contexto econômico e comercial, conseguindo atender melhor as exigências do mercado. Além de falar sobre tipografia, gestalt, cores e fonte, precisamos também entender de marketing, negócios, custos, comportamento do consumidor e resultados financeiros. Saiu numa edição da HSM um tempo atrás, uma matéria de capa falando sobre design. Alguns trechos da matéria: "Tudo começa com os designers observando os clientes, em vez de perguntar-lhes o que querem. E tudo passa por fazer protótipos, tanto de produtos (em três dimensões) como de serviços e experiências (com simulações em vídeo). A Ideo se posiciona como uma firma de consultoria em management que parte do específico para chegar ao geral. “Nós dirigimos a experiência prática em desenvolvimento de produtos para a geração de novas experiências e novos negócios”, diz ele, que ainda fala com entusiasmo da área de negócios de maior crescimento de sua empresa, a de “projetos zero”, pelos quais se tenta descobrir o que determinado cliente deve fazer no futuro imediato."

1ª questão - Por que os salários em agências de design são bem mais baixos do que agências de publicidade?

Essa questão é relativamente simples de ser respondida. Se a gente pegar o faturamento anual dos dois segmentos e fizer uma comparação, percebe-se a brutal diferença de valores envolvidos. E como existe um princípio da economia que diz que o PIB (produção de riquezas) é igual a renda (salário, tributos, lucro), fica evidente que a publicidade por trabalhar com mais verbas, pode pagar melhor.

Nome do Blog


Esse blog não é sobre o livro Freakonomics. Na verdade ele serviu de inspiração para muitos textos que estou escrevendo. Além disso tem uma frase interessante na capa: O lado oculto e inesperado de tudo que nos afeta. É exatamente isso que quero escrever e tratar nesse espaço. Pegar temas e relacioná-los entre si questionando alguma lógica por trás.